domingo, 10 de setembro de 2017

Resenha Crítica - produções


Resenhas produzidas pelos alunos da EEM Tiradentes no ano 2016.

2º ano A

A Odisséia
O livro se trata de um relato sobre a Guerra de Tróia, com pontos muito interessantes que chamam atenção, e pelo fato de ser mitologia grega, já faz com que o leitor sinta vontade de ler tal livro.
A guerra de Tróia retrata sobre a guerra entre Tróia e Grécia, é o ponto “x” da história, em que Telêmaco vai à guerra e sua esposa Penélope fica só e vários pretendentes batendo a sua porta para convencê-la que ele morreu para casar-se de novo.
A história continua com muitos assuntos contagiantes e na guerra, chegando ao fim depois de anos, a Grécia cria uma estratégia de mandar um presente disfarçado: um cavalo enorme de madeira com vários soldados dentro, afirmando querer paz e não mais guerrear. E os troianos aceitam, e abrem os portões do palácio para a entrada do cavalo, mas pela madrugada, os troianos já dormindo, depois de comemorar a tal vitória, foram surpreendidos por milhares de soldados que saem do cavalo, atacando a todos e assim vencendo a guerra de Tróia.
Este é um ótimo livro a ser lido, pois induz o pensamento fictício e a imaginação fazendo com que aprenda história se divertindo e despertando cada vez mais interesse na leitura.                                                                                       
                                                                          Felipe Gonçalves 2º “A” 


Para sempre Alice
    
      Alice Howland é uma professora de psicologia e  linguística de Harvard, uma faculdade nos Estados Unidos. Ela é casada com John e já tem 3 filhos. No início da história de Alice o leitor se depara com o esquecimento da protagonista que podem ser justificadas por conta de correria e do estresse no dia a dia. Mas rapidamente as falhas na memória começam a piorar e se tornam mais frequentes, forçando Alice a procurar um médico. Depois de alguns exames, ela recebe o diagnóstico do Alzheimer e vê que procede.
  Autor: Lisa Genova
  Editora: Nova Fronteira
  Ano: 2007
  Personagens principais: Alice, John, Ana, Ton e Lídia
  Número de páginas: 288
* Raiana Brenda Almeida Mendonça
* 2° Ano A



Dom Quixote 

O livro:''Dom Quixote'' conta a história de um velho sábio que desejava tornar-se cavaleiro andante, ofício muito importante na época. Ao longo de suas jornadas, o mesmo era acompanhado por um vizinho e amigo, Sancho Pança, que só aceitou a proposta por que lhe foi prometida uma ilha após as vitórias do cavaleiro. Porém, ao longo das caminhadas Sancho percebe que seu amo é louco, pois imagina e inventa batalhas e monstros.As sobrinhas preocupam-se com ele e culpam os livros e histórias que ele lia. Certo dia elas decidem inventar uma história para que Dom Quixote voltasse para casa;Nessa história havia uma princesa em perigo e o velho teria que salvá-la voltando assim, para casa. Depois de tantas façanhas e loucuras Dom Quixote retorna a sua casa cansado de suas ''lutas'',e morre dias depois, deixando um legado que perpetua até hoje.

Aline Oliveira 2º A 



Como eu era antes de você
O livro “Como eu era antes de você” conta uma história muito romântica e interessante, ele vivencia o conto de um homem que sofre um grave acidente e não sente mais a vontade de viver depois que perde todos os movimentos do corpo e com tudo isso acontecendo do nada aparece uma mulher-menina, divertida, cheia de alegria que tenta fazer com que ele mude de opinião e tenta também animá-lo para saber que a vida vai muito além do que ele pensa.
Essa história é linda e emocionante e faz com que se perceba que a vida é valiosa e tem que aproveitar cada momento dela com as pessoas que existem ao seu redor.
Título: Como Eu Era Antes De Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

Clarisse Carlos  Da Silva Sousa    2 “A”




O livro "A culpa é das estrelas" gira em torno de uma história leve, um pouco engraçada e um tanto dramática. O livro conta a história de uma garota diagnosticada com câncer e com risco de perder a vida a qualquer instante. Ela conhece um garoto que também possui uma doença grave. Os dois se apaixonam e vivem uma história de amor muito bonita. O livro que foi inscrito por John Green, atraiu vários leitores por ser uma lição emocionante e refletiva. O drama na conclusão do livro é bastante intenso. Após todo o sucesso do livro, acabou sendo lançado um filme do mesmo, tendo todos os personagens em pessoas reias tornando a história ainda mais interessante. Eu gostei muito do livro e de toda o romance entre os personagens. Recomendaria para pessoas que são fãs de histórias emotivas e um tanto filosóficas. 
Autor: John Green 
Lançado em 10 de janeiro de 2010.
EUA

Natália Soares de Souza




O Menino do Pijama Listrado
    O ‘’menino do pijama listrado’’ é um livro de John Boyne que conta uma história bem interessante sobre um garoto chamado Bruno que descobriu que precisaria se mudar para outra cidade, porém ele não quer abandonar seus amigos da sua atual cidade. Bruno faz de tudo para não precisar mudar de cidade, mas é preciso ir por conta de seu pai que recebeu um posto de comandante na Alemanha em meio a Segunda Guerra Mundial. Por conta dessa mudança ele conhece um garoto chamado Shmuel que fica sendo seu único amigo nesse novo lugar, mas Shmuel faz parte de algo que Bruno nem imagina e ele também não entende muito bem do que se passava naquele tempo. E por conta dessa amizade acontece um grave acontecimento na vida de Bruno. Ao longo da história varias coisas são desvendadas. Esse livro é uma boa opção para quem procura uma boa leitura, nele acontece várias coisas interessantes.


Título: O Menino do Pijama Listrado
Título Original: The Boy In The Striped Pyjamas
Livro Único.
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 186
Ano: 2007

Larisse Carlos Da Silva Sousa  2’’A’’




Antônio Gabriel Gomes Luna  2º “A” 
                       
RESENHA :  LIVRO – A Batalha Do Apocalipse
Autor – Eduardo Spohr
O a história se passa em um passado longínquo em que a magia, os feitiços, anjos e demônios pairavam sob a terra, como o próprio titulo já fala acontece uma incrível batalha denominada no livro, batalha dos etéreos( anjos ),que interferem significativamente na vida dos humanos, que não fazem parte do plano dos mesmos, tendo essa guerra como principal objetivo o poder hierárquico diante do mundo, com personagens coadjuvantes que são bem importantes para o desenrolar do conto, explicitados pela vastidão de detalhes na história contada separadamente.

CRÍTICA : A pesar de o livro prender a atenção do leitor que gosta de guerras, riqueza de detalhes nas lutas e personagens interessantes, o autor se prende muito e alonga demais a história colocando, na minha opinião, um suspense exagerado que em alguns momentos acaba com um desfecho óbvio, não são muitas as críticas,o livro não se destacou diante de vários que envolvem fantasia, mas pela fortuna nos detalhes em momentos de ênfase de personalidades  e ações das mesmas ele ganha seu lugar nas bancas .




Um homem de sorte

Esse livro conta a história de um homem chamado Logah Thibalt, ele é um fuzileiro naval que é encaminhado ao Iraque para uma missão; após encontrar uma foto de uma mulher desconhecida sua vida muda completamente. Independente do que os outros possam dizer essa foto o salvou de um ataque e continua o salvando de atentados os quais outros soldados não sobreviveram. É inegável o poder de “amuleto protetor” que a imagem carrega consigo, ninguém conseguiria ter enfrentado tantas batalhas e ainda assim continua vivo. Querendo conhecer essa linda mulher para agradecer por telo salvado, Logan embarca em uma viagem rumo a Hapton sem nenhuma direção de como encontrar essa mulher. Ao seu lado seu amigo, companheiro de todas as horas seu cachorro e fiel amigo Zeus.
Comentário
Eu gostei muito desse livro, porque ele faz você sentir todas as emoções possíveis. Ele faz você viajar na história, você se envolve com tudo que está se passando ali. Uma história romântica que você se apaixonar de cara, e ao mesmo tempo lhe faz rir... Um livro que você não quer soltar para nada. Simplesmente viciante.
Escritor: Nicholas Sparks
Publicação: 2011
Paginas: 256
Personagens : Logan Thibalt, Beth Clayton, Keith Clayton, Ben Clayton, Nana, Victor Miles.
Editora: Novo Conceito
 
Eliandra de Oliveira Martins 2ano "A"




A culpa é das Estrelas   

A culpa é das Estrelas é um livro onde fala sobre uma garota de 16 anos que tem câncer, chamada Hazel Grace. Ela é praticamente obrigada por seu pais a participar de um grupo de apoio. Lá ela conhece Augustus-Gus, um jovem bonito, bem humorado que perdeu uma perna para o osteosarcoma (um tipo de câncer) Hazel é contagiada por Augustus, que vê o mundo e as coisas ao redor de maneira super otimista. Hazel sonha em conhecer o escritor Peter Van Houter e Augustus vai ajuda-la a realizar seu sonho junto com a mae de Hazel
Quanto a mim foi um livro que gostei muito. John Green escreve muito bem. A culpa é das Estrelas é um livro que nos para pra pensar e refletir. Uma historia linda e que merece ser lida. Recomendo!

Escritor : John Green
Autores principais: Hazel Grace e Augustus
Editora: Intrinseca
Publicação: 2012
                                                                            Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria
durar  pelo menos até o fim da vida da pessoa
(A culpa e das Estrelas)

 Maria Thais Marinho Silva 2 ano ''A"






Resenha : O livro de Coríntios abrange bastante os conselhos de Paulo, a forma como ele fala com os irmãos é muito interessante o seu cuidado e a forma que ele os exorta, seu real interesse na fé dos irmãos e como ele deseja ajudar aqueles que querem aprender mais de Deus.

Comentário pessoal : O livro de Coríntios o que eu achei muito interessante foi as saudações que ele dá para os irmãos a pregação que ele faz, o amor o carinho que ele trata as pessoas em que ele ensina, o amor em cada palavra que ele descreve nas suas cartas, sua paciência sua compaixão, sua forma de incentivar os irmãos também é muito cativante e faz com que a pessoa goste de ler cada vez mais.

Autor do livro : Paulo

Lugar em que foi escrito : Éfeso

Data de escrita : Escrito em cerca de 55 DC (Depois de Cristo)

Atores : Paulo, Timóteo, Jesus Cristo, Irmãos Cristãos. (PS : Alguns são apenas citados).

Por Marcelo Duarte (2° Ano "A")





Viagem ao Centro da Terra

Inspirado em ideias científicas da época o escritor francês, Júlio Verne, escreveu o livro de ficção científica Viagem ao Centro da Terra que foi lançado em 1864. O autor, considerado um dos maiores e mais importantes do gênero, é responsável por outros livros reconhecidos como Cinco Semanas em um Balão e Da Terra à Lua.
A leitura é muito dinâmica e envolvente, as dificuldades, os desafios e os perigos da viagem são superados a cada capítulo. As aventuras do professor Otto Lidenbrock, do seu sobrinho Axel e do guia Hans animam o leitor que fica curioso para ler o desenrolar da história. O enredo traz uma mistura de ação, aventura e surpresas. A emoção dos personagens também está presente, o que faz com que o livro não pareça um mero relato científico de uma viagem.
Júlio Verne inovou a literatura ao escrever histórias a frente de seu tempo e mostrou incrível criatividade ao imaginar um mundo surpreendente, com criaturas fantásticas e uma estrutura complexa localizadas no centro do nosso planeta. A obra possui adaptações mais acessíveis para o público, que facilitam a leitura.   

Isabel Xavier



O Abraço
Titulo: o abraço
Idioma: Português
Página: 98
Ano de edição: 2010
Ano copyright:1995
Edição: 6ª
Autor: Lygia Bojunga
Esse livro fala de um crime que não tem perdão, que foi um estupro vivido pela personagem Cristina que é a artista principal e que foi vivida na infância e retratada na juventude.
Esta obra “o abraço” retrata de um preenchimento de um espaço vazio e que predomina o afeto e a amizade. Fala de duas amigas de infância que no momento atual da obra estão com 19 anos de idade e que eram vizinhas mas uma delas foi embora , mas em um dia a Cristina foi convidada para uma festinha que ia ter tipo um teatro e entre apresentações ela ficou surpresa e admirada com umas das personagens que representava a morte.
Possui muitas metáforas; Pequenos capítulos; Tema o estupro; Texto dramático.
Personagens:
-Mulher mascarada
-Jorge:amigo de Cristina
-Clarice:amiga de infância
Lygia Bojunga Nunes que iniciou sua vida profissional como atriz que se dedicou também ao rádio e ao teatro, como também recebeu um dos mais importantes prêmios literário infantil, pois ela fez fora “o abraço” outras diferentes obras.
Nascida em Pelotas, Brasil aos 8 anos se muda com a família para o Rio de Janeiro. Nesse momento ela atua como atriz de rádio. Produz livros do gênero literário de romance e conto. No ano de 1982 recebe o prêmio Hans Christian Andersen que é uma espécie de prêmio Nobel; em 1973, 1993 0 prêmio Jabuti; em 2004 o prêmio Memorial Astrid Lindgren.
A obra tem esse nome porque cada “abraço” dito no livro representa um estupro sofrido por uma das personagens. Narrativa predominante é de 1ª pessoa.
 
Denyse Feitosa




MEU PRIMEIRO BEIJO
O livro “Meu primeiro beijo”, além de ser muito interessante, nos chama para a história, como se fosse você o personagem principal. Na mesma hora que o livro é triste, faz com que possamos dar valor as coisas que temos, e que mesmo sem nada temos que seguir a vida em diante, mesmo usando óculos não irá fazer as pessoas gostarem mais ou menos de você, que se você se acha bonita então você é. O livro, nos dá uma valorização no termo pai, que mesmo algumas pessoas não valorizam o pai que tem, clara uma garota que vive só com sua mãe, sente falta de ter um pai, de ter um amigo para conversar. Recomendo o livro “Meu primeiro beijo”, muito interessante, não possui muitas páginas, mas possui um grande valor da vida.
Personagens Principais: Clara, Cristina (Nina), Adalberto
Autor: Walcyr Carrasco
Ilustração: Olavo Cavalcante
Ano: 1997
Coleção: Vententes Editora: Quinteto Editorial
“ Quem tem um livro nunca está sozinho”!

NOME: MARIA EMANOELLY
ANO: 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário