Sempre falei para meus alunos que o conhecimento é o bem mais valioso que posuímos, a única herança que nosso pais nos deixam, a qual também repassaremos aos nossos sucessores.
Navegando pelo Yahoo deparei-me com um texto delicioso e atual, que trata exatamente desse tema. Isto é meu e ninguém tasca
Por Fernanda Pompeu
"Se
você ainda não foi, saiba que um dia será. Não dá para passar pela vida
sem ser roubado. Meu primeiro carro foi um fusca. Roubaram. Como não
tinha seguro, voltei para os ônibus. Neles, várias vezes, navalharam
minha bolsa para surrupiar a carteira.
O roubo mais
danoso foi quando entraram na minha casa. Fizeram a limpa. Carregaram
tudo num caminhãozinho. Os vizinhos, como acontece nos bairros classe
média branca onde vizinhos fingem que não se veem, acharam que eu estava
de mudança.
Há também os roubos imateriais. Desses, você também
não vai escapar. É quando puxam o tapete para você escorregar. Quando
por mais e melhor que faça, ninguém reconhece. Quando sua atividade,
apesar de difícil e útil, não é valorizada.Roubos materiais e imateriais acontecem todos os dias com infinitas pessoas. Só tem um bem impossível de ser furtado, roubado, assaltado. Um bem inatingível, pois está blindado na sua cabeça. Nem pai de santo, nem neurocirurgião são capazes de extrair.
O conhecimento! Aquilo que você estudou, pôs em prática, voltou a estudar, pôs em prática mais uma vez. Esse patrimônio (ou será matrimônio?) é mais seguro do que casas, carros, ações na bolsa. Larápio algum passa a mão no que você aprendeu.
Pelo fato de você saber bastante, alguém vai requisitá-lo. Não importa a natureza do seu conhecimento. Pode ser consertar máquinas de lavar ou administrar um aeroporto. Você se manterá vivo no mercado se souber muito do seu trabalho.
Sua expertise o tornará necessário. É batata! Mas o conhecimento não é estático. Ele precisa ser desenvolvido o tempo todo. Usando uma palavra da moda, o conhecimento tem que ser sustentável.
Também é uma acrobacia. Dominada uma habilidade, você terá que adquirir uma segunda e uma terceira. Conquistada uma competência, haverá que ganhar outras. Então, abra espaço para as cambalhotas da mente.
A dica, não a do dia mas a da vida, é mergulhar no seu assunto e nadar ao lado dos temas paralelos. Ligue o motorzinho da curiosidade e ponha a imaginação para voar a favor do vento. E a seu favor.
Aprenda com os professores, com os colegas, com os amigos, com os empregados, com os empregadores. E, até mesmo, com os seus inimigos. Quando souber tudo direitinho, vá em frente e aprenda de novo. E de novo."
Brilhante texto! O conhecimento é o único verdadeiro legado que os pais podem deixar aos filhos!
ResponderExcluir