terça-feira, 19 de abril de 2011

O homem nu (Fernando Sabino)

O Homem nu










                                                                                                                                                                           Fernando Sabino



  Ao acordar, disse para a mulher:
Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa.  Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém.   Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão.  Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento.
Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.
Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.
Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares...  Desta vez, era o homem da televisão!
Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
— Maria, por favor! Sou eu!
Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo... Tomado de pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e ele sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.
Mas eis que a porta interna do elevador se fecha e ele começa a descer.
— Ah, isso é que não!  — fez o homem nu, sobressaltado.
E agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pêlo, podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um verdadeiro pesadelo de Kafka, instaurava-se naquele momento o mais autêntico e desvairado Regime do Terror!
— Isso é que não — repetiu, furioso.
Agarrou-se à porta do elevador e abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a parar.  Respirou fundo, fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de que sonhava. Depois experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo continuavam a chamar o elevador.  Antes de mais nada: "Emergência: parar". Muito bem. E agora? Iria subir ou descer?

(Continue esse conto...)

34 comentários:

  1. a mulher nao queria pagar a conta da televisao e se escondeu dentro de casa com o seu marido eles nao abriram a porta para o cobrador....

    ResponderExcluir
  2. a mulher nao queria pagar a conta da televisao e se escondeu entropic de casa com o seu marido eles nao abriram a porta para o cobrador....

    maria samayelle domingos de lacerda luanna silva santos 9 ano d caic

    ResponderExcluir
  3. nao se sabia, derrepente deu-se de cara com o cobrador que obrigou a pagar a televisao com juros. sem ter percebido que o homem estava nu,o cobrador correu dizendo ter sido assediado. HELOIZA JAYANE 9 ANO B

    ResponderExcluir
  4. ele subiu e derepente encontrou o cobrador na porta da sua casa.dai sua mulher se desesperou ficou bem nervosa e abriu a porta e falaram que não podiam pagar por que estavam sem dinheiro,o cobrador entendeu e falou que voltava outro dia mais que nao demorasse.

    ARIELE
    WILLIANE

    ResponderExcluir
  5. o terro era tão grande que ele ficou desesperado que abrio a porta com muita força e apertou o botão do elevador varias vezes.

    leonardo
    braz

    ResponderExcluir
  6. iria descer,porque ele iria para o andar que morava e que ninguem o visse nu. e que ele e a mulher dele estava se escondendo da prestaçao da televisao.pois eles nao tinham dinheiro para pagar a prestaçao naquele dia. liliane dos santos ferreira e maria danielle da silva 9 ano b

    ResponderExcluir
  7. ha mulher nao queria abrir ha porta pra nao pagar ha conta da televisao e por isso tambem nao abriu pra o seu marido entrar.ela pensava que era o cobrador,e o homem ficou nu no corredor...

    Rafaela Maria da silva e Gislaine da silva Martins '9'B

    ResponderExcluir
  8. Depois de um tremendo sufoco que eles passaram,o homem e a mulher resolveram falar a verdade deixando de se esconder do cobrador.
    O cobrador como não era uma pessoa vingativa,entendeu a situação em que eles estavam passando e decidiu vir outro dia,mas dessa vez queria concerteza receber o seu pagamento. O homem e a sua mulher concordou e assim foi feito.
    francisca fabiana dos santos e josé janderson 9 ano b

    ResponderExcluir
  9. quando eles estavam no banheiro, não tinha dinheiro para pagar a pretação da tv

    gledson e fellype

    ResponderExcluir
  10. O elevador desceu e o homem ficou apavorado,porque estava nú e trancado dentro do elevador.Ele bateu,bateu,bateu até quebrar a porta do elevador.
    quando saiu do elevador, ele viu que o homem da prestação da tv já tinha ido embora,o homem bateu na porta gritando, e a mulher abriu.
    Ele contou a historia pra ela e ela riu muito!No outro dia a mulher foi pagar a prestação da tv.

    MARIA ROSSEANE.

    ResponderExcluir
  11. Estava desendo:Aquele homem estava tão apavorado querendo pegar o elevador.quando ele entrou no elevador e quado saiu deu de cara com o hmem da cobrança ele contou a historia dele para o homem e ele riu muito.No outro dia a mulher foi pagar a prestação!!!!!!!!!!!!!!! ALUNAS:MARIA JULIANY DE SOUZA SILVA e ANA CRISTINA DE BRITO XAVIER:

    ResponderExcluir
  12. gostei muito da historia foi muito legal para nos gabriel.daniel

    ResponderExcluir
  13. o elevador subiu e o homem saiu correndo para casa e o cobrador atras dele e disse que se ele nao paga-se ele ia chamar a policia ai o homem teve que pagar e o cobrador foi embora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! isadora e lucas 9 ANO ''B'' CAIC

    ResponderExcluir
  14. eu estava passeando narua quado eu vi uma cena maravilhosa muitas pessoas começaram a chegar muito perto eu tambem quando eu cheguei la era crianças daçando hip hop,com uma cestinha no chao eu fiquei muito triste eu coloquei dinheiro e eles ficaram muitos felizes.

    junior oliveira

    ResponderExcluir
  15. ele subiu até chegar ao seu andar e conyinuou batendo na porta até sua esposa Maria sair, pois ele ficou a esperar com uma sacola de pão entre as pernas. Ela não abriu e ele ouviu algo cair, algumas horas depois ele voltou e o resultado foi: ele conseguiu entrar na casa e o cobrador chegou, e o homem explicou que os pães foram doados pela sua família.
    O cobrador falou: - Tudo bem, eu ajudo quem merece.
    Ele chorava e pediu desculpas por sua esposa não ter aberto a porta e tudo acabou bem.
    Amanda Estrela e Jéssica de França.

    ResponderExcluir
  16. desceu e o homem ficou apavorado,porque estava nú e trancado dentro do elevador.Ele bateu,bateu,bateu até quebrar a porta do elevador.
    quando saiu do elevador, ele viu que o homem da prestação da tv já tinha ido embora,o homem bateu na porta gritando, e a mulher abriu.
    Ele contou a historia pra ela e ela riu muito!No outro dia a mulher foi pagar a prestação da tv.

    jozimaelton dos santos moreira

    ResponderExcluir
  17. Ela não abriu e ele ouviu algo cair, algumas horas depois ele voltou e o resultado foi: ele conseguiu entrar na casa e o cobrador chegou, e o homem explicou que os pães foram doados pela sua família.
    O cobrador falou: - Tudo bem, eu ajudo quem merece.
    Ele chorava e pediu desculpas por sua esposa não ter aberto a porta e tudo acabou bem.

    EDIVAN NOGUEIRA COELHO
    DANIEL DA SILVA SANTOS

    ResponderExcluir
  18. o elevador subiu e o homem saiu correndo para casa e o cobrador atras dele e disse que se ele nao paga-se ele ia chamar a policia ai o homem teve que pagar e o cobrador foi embora

    Ednailton helio 9 ano "E"
    Cicero Ramon

    ResponderExcluir
  19. a mulher nao tinha dinheiro para pagar a prestação da tv ai ela se escondeu do homem da prestaçãolea nao gostava de faltar em seus compromisso
    renata ribeiro
    cicera da silva
    rita da silva

    ResponderExcluir
  20. Ele foi subindo ate andar, para encomtra sua amada pois ele estava com uma caixa chocola
    se arependo por não ter ido ao encomtro da noite passada pedindo desculpa por ela ficado sozinha lhe esperando.Pediu para que ela fosse jantar com ela mais ela coraiva dele disse eu não vou por fico so dinov

    ResponderExcluir
  21. ai entao o elevador deceu e ele estava muito nervoso por que alguem iria esta la embaixo na porta do elevador para entra no elevado ai entao para sua sorte nao tinha niguem esperando o elevador ai ele subiu pela escada e o homem da prestaçao deceu pelo elevado e nao se encontrou com o vendedor entao chegou em casa e contou para sua mulher NATANAEL

    ResponderExcluir
  22. ele queria sair do elevador cem ninguem o ver nú ele não sabia se ia subir ou descer. ele tinha subido para o andar onde ele morava,quando ele saiu o zelador do predio estava perto do elevador .ficou cem ação ,entao o morador ,disse ;fui assaltado,damiana lima dos santos.henrique

    ResponderExcluir
  23. anônimo disse...

    desceuo elevado e o homem ainda estava dentro nú.
    eo homem já estava na sua porta bateu,bateu eo homem desistio de bater e foi enbora,homem bateu naporta e amulher abriu.katianesantos e andresa cardoo.

    ResponderExcluir
  24. o elevador desceu e quando abriu o elevador la estava o homem nu,e ao contar sua historia para amulher que estava fora do elevador,depois de conta sua historia ela o ajudo e foi paga a sua prestaçao.

    Rita Gonçalves e Luciene Alves

    ResponderExcluir
  25. Então ele ficou desesperado foi ai que achou que tudo tava perdido, ele resolveu enfrentar o problema de frente. Ele foi falar com o cobrador,ele tava com uma carinha triste de choro e ainda por cima nú, o homem teve pena e deu mais um dia. No outro dia o cobrador foi lá na casa do homem os dois gostavam de jogo e els aprovaitaram e foram assistir uma partida de futebol os dois deram varias gargalhadas relembrando o homem mú dentro do elevador
    Lucas Paulo 9 ano B

    ResponderExcluir
  26. Maah;valdene...

    ...O elevador desce e o homem nú dá de cara com o homem da televisão morto de vergonha ele inventa uma mentira disse que foi assaltado no elevador. o vigia chama a policia que vai atraz do posivel ladrão.ele dis que o ladrão levol as roupas dele e roubol o dinheiro que ele ia pagar a tevelisão o homem da t.v acredita e fala que ira passar outro dia...


    alunas do 9'ano 'c'
    -Sebhorita Maáh Cleópatra (Marjory)... Valdene

    ResponderExcluir
  27. DARLAN

    ERTAO ELE FOI FELIZ PRA SEMPRE DARLAN '9ANO' 'C'

    ResponderExcluir
  28. então tomei a decisão, quando chegei ate o andar de baixo fiquei mais apavorado ainda, pois eu estava nu, sai gritando apois ver uma mulher linda, fiquei com uma vergonha que não penssei em mais nada só gritei e gritei, quando cheguei na portaria do predio tinha mais gente ainda fiquei mais apavorado ainda e corri ate uma moita e mim escondi mais não teve geito um policial tinha mim visto e se deslocou ate a minha pessoa perguntando o porque que eu estava nu, eu não sabia o que responder então mim levou preso, pronto dali mim senti mais tranquilo fiquei tão feliz que nem liguei, agora não tenho que comprir a minhas obrigações.

    NOME:Thays Maria Aureliano da Silva SÈRIE:9 "c"
    NOME:Edijania Almeida de Brito SÈRIE:9 "c"

    ResponderExcluir
  29. então ele resolveu descer por que estava com muito medo que alguem desconhecido lhe encontre daquele jeito.

    ResponderExcluir
  30. E naquele momento de desespero, não se passava na sua cabeça o que poderia lhe esperar por a frente, só sabia que estava em um beco sem saida. Quando, por um milagre o elevador desceu, mais ao abrir a porta não acreditou no que viu... andreza.

    ResponderExcluir
  31. Ele ficou muito desesperado com a situação em que ele se encontrava e não conseguiu entrar no elevador e ele foi tentar subir a escada do predio mas o cobrador estava la na escada e ele resouveu conversar com o cobrador e ele chegou chorando e se debatendo como uma criança de 10anos e o cobrador ficou mangando com essa situação e quis saber o que estava acontecendo com ele e ele diz:
    -eu estou chorando por causa que o meu chefe não me pagou o salario e eu tinha que te pagar hoje
    e o cobrador disse :
    -não e hoje o dia do pagamento e amanhã
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    rsrsrsrsrsrsrsrsrrssrsrsr
    cicero flávio
    9 c

    ResponderExcluir
  32. O TERRO ERA TÃO GRANDE, QUE ELE FICOU AGARRADO A PORTA DO ELEVADO COM FORÇA OBRIGANDO-O A PARAR,RESPIROU E FECHOU OS OLHOS,E AO SUBIR PRO SEU ANDAR E ABRIR A PORTA DO ELEVADOR DEU DE CARA COM O COBRADOR CONVERSANDO COM SUA MULHER A RESPEITO DO DINHEIRO DA PRESTAÇÃO DA TELEVISÃO. DEBORA E RAFAEL

    ResponderExcluir
  33. o homem nu ele ficou desesperado foi ai que o elevador desseu o homen deu de cara com uma velhinha,ela bateu nele com a bousa ele avista o cobrador e descobre que ele é bicha e fala com ele com a cara muito triste ainda nu o homem teve pena e deu mais um dia a ele logo depois contou a sua historia diego luandeson

    ResponderExcluir